...minha escrita até pode ser autodidata,
mas está bem longe de ser autobiográfica...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

P.A.I.


Muitas foram as vezes em que busquei em seu silêncio sinais de que o amor ali residia.
Outras tantas vezes não entendia a ausência de abraços e de carinhos tão típicos daqueles que tem pequenos olhos ansiosos ao redor de si e que atendem pelo nome de PAI.
Confesso que me vi tantas vezes nestes olhos pequenos e de coração confuso, mas que com o passar do tempo, como não poderia deixar de ser, me tornei uma adulta [quase] responsável.
Mas diferente do que muitos possam pensar, seu amor estava ali, nos detalhes do seu silêncio, e no medo de demonstrar seus sentimentos de maneira declarada, dedicou a sua vida e seus trabalho árduo para trazer o conforto e o alicerce.
Pai, não vou negar que senti falta dos seus afagos, e que esperei ansiosamente por olhares fraternos, risos e conversas sobre a vida. Esperei por suas opiniões e conselhos, e porque não dizer...esperei um "eu te amo" em algumas noites escuras.
Nesta minha mania de esperar, durante muito tempo me fiz cega para a sua maneira de me amar, e como os anos passam para todos e com ele vem a experiência, aprendi a ouvir as palavras perdidas nas entrelinhas de seu silêncio, e hoje sei que em cada tijolo e pequenos grãos ali estava a sua declaração.
Quando me dei conta disso meu coração apertou, meus olhos desesperados derramaram rios de arrependimento, entendi que fez tudo que pôde, e que me amou do jeito que sabia e que podia, me amou do "SEU JEITO".
Em certo dia grandioso resolvi dar uma trégua ao nosso silêncio, não queria passar pela vida sem que você e o Mundo todo, ou pelo menos até onde minha voz se podia fazer ouvida, soubessem que "Eu o Amo Tanto", que meu coração até dói.
Com um microfone na mão, na frente da nossa casa, e com toda a família [e a vizinhança] reunida lhe disse as seguintes palavras:


"Os anos passaram e deixaram seus cabelos grisalhos, algumas ruguinhas surgiram no seu rosto, porém a tua força não tem idade, é uma inesgotável fonte de inspiração para todos nós.
Pai, o senhor nos ensinou que ser honesto é a maior riqueza do homem, que por trás de cada linha de chegada tem uma de partida, e que a vida é na verdade um grande BAILE, aonde a alegria de viver é o remédio para todos os males.
Muitas vezes passamos pela vida sem coragem de dizer o que sentimos para as pessoas mais importantes, e hoje através desta homenagem estamos aqui para que o Mundo inteiro ouça que nós te amamos com todo o nosso amor, e que agradecemos a Deus por ter nos dado o melhor PAI do Mundo.
Obrigado Pai!
Obrigado por ser amigo, por ser irmão, por ser Mãe, por ser Avô e por ser assim tão especial.
Desejamos um Feliz Aniversário e pedimos a Deus que o abençoe, pois nós já nos sentimos abençoados por tê-lo como Pai.
Nós te amamos!"


Vi nestes instantes a força que fez para não derramar aquela teimosa lágrima que insistia em aparecer e fazer seu olhar brilhar, e não se preocupe por não ter verbalizado sua emoção, pois hoje sei que aquela lágrima foi mais uma sutil declaração.

Voltamos ao nosso velho silêncio...
Porém mesmo com toda a minha imperfeição trago em mim essa luz...que me banhou com o amor que vi brilhar naquela lágrima...e isso não tem preço!


M.R.


****

"O pior arrependimento entre pacientes terminais é o de não ter dito ou feito algo simples para pessoas especiais. Libertem sua alma e tomem essas pequenas atitudes que valem por uma vida."

Nenhum comentário: